GoFretes Blog

Como reduzir o custo do frete?

custo do frete

Reduzir o custo do frete para aumentar o lucro está entre os principais desafios de toda empresa que trabalha com e-commerce e que deseja ser mais competitiva no mercado. Porém, essa estratégia deve ser feita com muito planejamento e cuidado. Caso contrário, tem grandes chances de prejudicar a qualidade do serviço prestado junto ao cliente.

O primeiro passo para economizar no transporte de cargas é fazer o mapeamento das despesas. Dessa forma, o setor de logística da empresa consegue identificar onde estão concentrados os maiores gastos e aplicar as melhorias necessárias para controle da verba.

Entretanto, não se limita a isso. Reduzir o custo do frete também exige pesquisas e avaliações diárias, pois os valores cobrados oscilam conforme a demanda e oportunidades do mercado. Além disso, tem a alta do preço do combustível.

Aqui, estão outros detalhes que podem elevar o custo do frete a ser pago pela contratação de um serviço de transporte.

  • Prazo de pagamento
  • Manutenção veicular
  • Cuidado com as mercadorias  
  •  Prazo de entrega
  • Qualidade no atendimento 
  • Rastreamento e monitoramento de carga
  • Legalidade na operação

Entretanto, não adianta os preços baixarem se os problemas com as entregas ou reclamações estão aumentando. Por isso, além de avaliar esses pontos, conheça as 6 dicas que vão te ajudar a reduzir o custo de frete e tornar a operação mais eficiente. Quer saber quais são? Continue a leitura!

6 dicas de como reduzir o custo do frete

1 – Busque transportadoras parceiras por região

Contrate o serviço de uma transportadora que cubra determinada região e ofereça a ela exclusividade para entrega das suas mercadorias para aquele local. Dessa maneira, a tendência é que a companhia de transportes diminua o custo do frete.

2 – Utilize o frete-peso

Concentre os pedidos em poucas transportadoras. Além disso, feche acordos de cobrança que considere o peso das mercadorias a serem enviadas. Dessa forma, quanto maior o peso das mercadorias destinadas para o transporte, menor será o custo por quilo.

Portanto, sua empresa deve acumular pedidos para coleta. Mas jamais esqueça de cumprir os prazos para entrega.

Leia também: Dicas de como embalar mercadoria e evitar danos

3 – Cheque os dados do destinatário

Dados incompletos ou errados é outro fator que encarece o custo do frete. Portanto, confira com atenção as informações da entrega passadas pelo cliente. Assim, você evitará custos desnecessários de reenvio da mercadoria e uma má reputação.

4 – Limite o uso do transporte aéreo

Muitas empresas apostam no transporte aéreo para satisfazer seus clientes, principalmente, para entregas feitas em outros países. Entretanto, esse tipo de transporte é caro se comparado a outras opções, como o tradicional transporte rodoviário ou por navios.

Sendo assim, organize a logística do seu e-commerce e opte pelo transporte aéreo apenas quando não houver outra solução. Isso reduzirá consideravelmente seus custos.

5 – Indicadores de desempenho

Utilize KPIs (Indicador-chave de Desempenho) para a redução de custos no transporte de cargas. Com esses indicadores precisos, é possível medir o desempenho do transporte terceirizado para aplicar estratégias de economia junto ao fornecedor.

6 – Opte por cotação online

Cotar o custo do frete por uma plataforma online, que reúne as principais transportadoras do Brasil, vai ajudar a reduzir os gastos. Por meio dessa ferramenta, o setor de logística da sua empresa consegue obter cotações no menor tempo possível e escolher o melhor preço para transportar a mercadoria.

Se este artigo trouxe tudo o que você precisa para reduzir o custo de frete da sua empresa, compartilhe-o em suas redes sociais. Outras companhias também querem entender melhor sobre o assunto. Continue acompanhando a Gofretes!