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Frete grátis: como não sair no prejuízo?

frete grátis

Já pensou em oferecer frete grátis? É comum conhecer alguém que não tenha finalizado uma compra por considerar o preço do frete “salgado”. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria ComScore, 55% dos consumidores abandonam o carrinho antes de concluir a compra porque consideram o frete caro demais.

Por outro lado, ainda segundo esse estudo, 70% colocam produtos a mais no carrinho só para ter direito ao frete grátis. Mas, você deve estar se perguntando: “se não há quem leve meu produto de graça, quem pagará os custos da entrega?” A resposta é simples: aplique uma estratégia inteligente. 

Para lojas de pequeno porte, não cobrar o frete pode representar a queda de lucro. Por outro lado, se ele for embutido no preço dos produtos, pode espantar os clientes da loja.

Mas, como implantar uma estratégia eficiente para vender com frete grátis sem ficar no prejuízo? Com 5 dicas a GoFretes ajuda você a resolver esse dilema. Confira!

5 dicas de frete grátis para você não ficar no prejuízo

1 – Analise cada produto

Conheça bem as dimensões de cada produto da sua loja, pois altura, comprimento, peso e largura impactam diretamente no valor do frete.

Quanto maior o produto, maior será o custo a ser absorvido por você. Resumindo, cada produto merece uma estratégia diferente.

2 – Avalie seu ticket médio

Saber o gasto médio dos clientes em sua loja é uma excelente estratégia para determinar quando vale ou não oferecer frete grátis.

Por exemplo, se for R$ 50, você pode oferecer entrega free a partir de R$ 70 para tentar aumentar os ganhos com a venda.

3 – Considere regiões com mais clientes

Em determinadas regiões, é comum apresentar volume maior de vendas do que outras. Use isso a seu favor. Mas, mapeie de onde vem essa alta demanda e qual é o valor de frete médio para esta localidade.

Assim, você saberá qual o custo médio de frete preciso para oferecer a entrega grátis sem comprometer os lucros. Vale também incluir os custos com logística reversa, caso o cliente decida devolver o produto.

4 – Analise a concorrência

Fique de olho nos processos e nos preços praticados pelos concorrentes para ter novas estratégias e poder se manter competitivo na disputa.

Afinal, os clientes estão cada vez mais seletivos e vivem pesquisando na internet antes de fechar a compra. Portanto, quem oferecer as melhores condições e diferenciais, conquista-o na hora.

5 – Aposte em datas especiais

Utilize as datas comemorativas para oferecer frete grátis, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal e outros.

Você ainda pode colocar produtos específicos em promoção. Por exemplo, no Dia das Crianças, coloque produtos infantis em suas estratégias.

Leia mais: A importância do frete no abandono do carrinho de compras em e-commerce

Estratégias mais usadas

  • Aumentar vendas: ofereça frete grátis apenas para alguns itens da loja.
  • Atrair mais visitantes: a entrega grátis pode acontecer para todos os produtos apenas ao longo daquele dia, as famosas ofertas-relâmpago.
  • Aumentar volume de compras no carrinho:frete grátis para compra de produtos relacionados ou a partir de um valor mínimo
  • Fidelizar clientes: ofereça frete grátis para compras recorrentes ou faça um programa de fidelidade, com acúmulo de pontos que podem ser trocados pela isenção de frete.

Principais vantagens de oferecer frete grátis

  1. Atrai e fideliza clientes;
  2. Incentiva a compra de mais produtos;
  3. Se destaca da concorrência;
  4. Tem taxa menor de desistência de compra;
  5. Recupera clientes antigos.

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