GoFretes Blog

Principais desafios de como montar um e-commerce

montar um e-commerce

Está decidido a montar um e-commerce? Então é hora de criar um plano de negócios para controlar cada passo a ser dado para se ter uma loja virtual de sucesso.

O caminho não é fácil e cheio de desafios. Embora o e-commerce esteja ainda mais em alta por conta da pandemia do novo coronavírus, cerca de 80% deles fecham as portas antes mesmo de completar um ano e meio de atuação.

Portanto, capriche no processo de planejamento de abertura da sua loja virtual. Tenha uma visão do que se deseja fazer, do que é necessário para você chegar nos seus objetivos e do que é possível ser feito para desenvolver seu negócio.

Sendo assim, destacamos 7 itens que precisam estar no plano de negócios do seu e-commerce. Confira!

7 passos de um plano de negócios de sucesso!

1 – Valor de investimento

Antes de mais nada, coloque na ponta do lápis o quanto você tem para investir para montar um e-commerce e saiba se esse valor é o suficiente para dar início ao seu negócio. Assim, você evitará dívidas e despesas desnecessárias.

2 – Nicho de atuação

Ao escolher atender um nicho específico, você não será sufocado pelos gigantes do mercado. Em outras palavras, terá chances maiores de conquistar e fidelizar clientes. Você ainda pode definir bem os produtos que oferecerá e como abordar o público-alvo da melhor maneira.

3 – Para montar um e-commerce conheça seu público-alvo

Agora, você precisa identificar seu público-alvo e estudá-lo muito bem. Ou seja, para montar um e-commerce é preciso saber como ele se comporta, quais são seus hábitos e preferências. Esse levantamento vai te ajudar a atender seus clientes de modo mais assertivo e diferenciado, se destacando no mercado.

4 – Abra sua empresa

Para montar um e-commerce é preciso abrir uma empresa. Esse processo varia de um estado para outro, mas é essencial para que você consiga emitir nota fiscal, recolher impostos e cumprir com todas as obrigações fiscais de ter um comércio.

Pelas regras do e-commerce brasileiro, além da razão social e CNPJ, dados como endereço, telefone e meios de atendimento precisam estar na homepage da loja, então, fique atento. O Sebrae pode te ajudar nessa missão

5 – Logística

O maior gargalo na logística é devido a dificuldade na contratação do frete, muitas vezes é necessário realizar várias cotações, o que leva muito tempo, além de ser difícil ter uma negociação de frete com preços bons com grandes transportadoras.

A GoFretes realiza esta cotação de frete online e encontra sempre o melhor preço de frete para a sua carga. Além de já possuir diversas integrações com plataformas de e-commerce como TrayCommerce, Madeira Madeira, Bling, Frenet, entre outras.

Leia também: Dicas de como embalar mercadoria e evitar danos

6 – Pagamento

Definir as formas de pagamento é uma das etapas mais importantes ao montar um e-commerce. Atualmente, há diversas opções seguras de pagamento online. É preciso ainda que esses métodos de pagamento sejam sem muita burocracia. Caso contrário, o cliente abandonará o carrinho.

Em contrapartida, se houver dúvidas, é possível contratar o apoio de um processador de pagamento, como o PayPal e o Pagseguro. Essas ferramentas recebem os dados de pagamento do cliente, contata as empresas de cartão de crédito e bancos, processa os depósitos e confirma que você pode liberar pedido. Pronto, o dinheiro estará em sua conta!

Essas ferramentas recebem os dados de pagamento do cliente, entra em contato com as empresas de cartão de crédito e bancos, processa o pagamento e confirma que você pode liberar pedido. Pronto, o dinheiro estará em sua conta!

7 – Monitore seus resultados

Quando se trabalha com comércio eletrônico, é imprescindível monitorar as movimentações online. Para isso, invista em ferramentas de análise virtual, capazes de mostrar a você o desempenho diário da sua empresa.

Uma dessas ferramentas é o Google Analytics. Ele reúne informações vitais para a saúde do seu negócio, como taxa de visitantes, páginas visitadas, tempo de visita, cliques e conversão. Por fim, com todas essas informações em mãos e com investimento em marketing, é possível montar um e-commerce com segurança e decolar. E para isso, conte com a GoFretes!