Frete Fixo: Como calcular?
Quer fidelizar o cliente? Ofereça frete fixo. Afinal, ele saberá exatamente o quanto pagará pela entrega do produto adquirido.
Além disso, ao saber que o valor será único para qualquer produto, é capaz que ele se anime e compre muito mais na sua loja.
Se você ainda resiste a isso, é bom ficar atento:
De acordo com o anuário da CX Trends 2022, realizado pela Octadesk e em parceria com a Opinion Box em 2021, 62% dos consumidores desistiram de compras pela web ou aplicativo devido ao alto valor do frete, seguido por preços elevados e a falta de credibilidade da empresa.
Mas o que é frete fixo? Como chegar a um valor que não afete a margem de lucro e nem prejudique o negócio?
Neste artigo você encontrará algumas dicas de como calcular o frete de maneira que ele impulsione suas vendas. Boa leitura!
O que é Frete Fixo?
O frete fixo é uma estratégia de logística que disponibiliza um valor único de frete na loja virtual. Geralmente, o valor a ser pago varia de acordo com a quantidade de produtos ou valor total da compra.
O que considerar ao calcular o frete fixo?
Para calcular o valor do frete fixo, é extremamente importante analisar os seguintes pontos sobre o seu e-commerce:
- Ticket médio;
- Regiões de entrega;
- Volume de vendas gerais da loja virtual;
- Volume de vendas do produto;
- Peso do produto;
- Medidas (altura, largura e comprimento).
Com essas informações em mãos, você terá a garantia de que o seu e-commerce estará pronto para executar a estratégia sem que ela afete a margem de lucro do seu negócio.
Como calcular o ticket médio do e-commerce?
É super simples: pegue os dados sobre o faturamento total da sua loja virtual no período apurado (mês, trimestre, semestre, etc.) e divida-o pelo número de vendas feitas. A fórmula é a seguinte:
Ticket médio = Faturamento / Número de Vendas
Para ficar ainda mais claro, segue um exemplo: se você faturou R$30 mil em dezembro com 100 vendas, seu ticket médio nesse período foi de R$300,00.
Além desse cálculo te ajudar a estabelecer as estratégias de frete, será possível também traçar ações de marketing ou reajuste no preço dos produtos visando, por exemplo, o aumento do ticket médio da sua loja.
2 dicas de ouro para reduzir o valor do frete fixo
Como você pôde ver, o cálculo do frete fixo depende de uma combinação de fatores. Por isso, na hora de calculá-lo, aplique estas duas dicas especiais para reduzir o preço dos pedidos:
1. Use embalagens menores
Envie os produtos em embalagens menores e mais leves. Caso o seu negócio venda itens de tamanhos diversos, evite usar caixas grandes para produtos pequenos. Dessa forma, a mercadoria ocupará um espaço menor na hora do transporte.
2. Aumente o ticket médio
Estimule o cliente a levar mais produtos em uma mesma compra. Assim, o valor do frete será dividido entre os demais itens do carrinho. Além disso, ele terá a percepção de que está pagando por um frete baixo se comparado a quantidade de produtos comprados.
Mas para que essa estratégia dê certo, deixe sempre à mostra a relação de produtos vendidos no seu e-commerce, inclusive no fechamento da compra.
Na etapa de finalização, sugira ao cliente produtos complementares à compra para colocar no carrinho.
Ao aplicar a fórmula do cálculo do ticket médio, a tendência é que o seu e-commerce comece a faturar mais com o aumento no número de vendas. E com as duas dicas acima, você pagará muito menos para enviar as mercadorias para seus clientes.
Já pensou em enviar seus produtos para o exterior? Confira como funciona o frete internacional aqui.