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Frete Fixo: Como calcular?

Frete fixo


Quer fidelizar o cliente? Ofereça frete fixo. Afinal, ele saberá exatamente o quanto pagará pela entrega do produto adquirido. 

Além disso, ao saber que o valor será único para qualquer produto, é capaz que ele se anime e compre muito mais na sua loja.

Se você ainda resiste a isso, é bom ficar atento: 

De acordo com o anuário da CX Trends 2022, realizado pela Octadesk e em parceria com a Opinion Box em 2021, 62% dos consumidores desistiram de compras pela web ou aplicativo devido ao alto valor do frete, seguido por preços elevados e a falta de credibilidade da empresa.

Mas o que é frete fixo? Como chegar a um valor que não afete a margem de lucro e nem prejudique o negócio? 

Neste artigo você encontrará algumas dicas de como calcular o frete de maneira que ele impulsione suas vendas. Boa leitura! 

O que é Frete Fixo?

O frete fixo é uma estratégia de logística que disponibiliza um valor único de frete na loja virtual. Geralmente, o valor a ser pago varia de acordo com a quantidade de produtos ou valor total da compra.

O que considerar ao calcular o frete fixo?

Para calcular o valor do frete fixo, é extremamente importante analisar os seguintes pontos sobre o seu e-commerce: 

  • Ticket médio;
  • Regiões de entrega;
  • Volume de vendas gerais da loja virtual;
  • Volume de vendas do produto;
  • Peso do produto;
  • Medidas (altura, largura e comprimento).

Com essas informações em mãos, você terá a garantia de que o seu e-commerce estará pronto para executar a estratégia sem que ela afete a margem de lucro do seu negócio.

Como calcular o ticket médio do e-commerce?

É super simples: pegue os dados sobre o faturamento total da sua loja virtual no período apurado (mês, trimestre, semestre, etc.) e divida-o pelo número de vendas feitas. A fórmula é a seguinte:

Ticket médio = Faturamento / Número de Vendas

Para ficar ainda mais claro, segue um exemplo: se você faturou R$30 mil em dezembro com 100 vendas, seu ticket médio nesse período foi de R$300,00.

Além desse cálculo te ajudar a estabelecer as estratégias de frete, será possível também traçar ações de marketing ou reajuste no preço dos produtos visando, por exemplo, o aumento do ticket médio da sua loja.

2 dicas de ouro para reduzir o valor do frete fixo

Como você pôde ver, o cálculo do frete fixo depende de uma combinação de fatores. Por isso, na hora de calculá-lo, aplique estas duas dicas especiais para reduzir o preço dos pedidos:

1. Use embalagens menores

Envie os produtos em embalagens menores e mais leves. Caso o seu negócio venda itens de tamanhos diversos, evite usar caixas grandes para produtos pequenos. Dessa forma, a mercadoria ocupará um espaço menor na hora do transporte.

2. Aumente o ticket médio

Estimule o cliente a levar mais produtos em uma mesma compra. Assim, o valor do frete será dividido entre os demais itens do carrinho. Além disso, ele terá a percepção de que está pagando por um frete baixo se comparado a quantidade de produtos comprados.

Mas para que essa estratégia dê certo, deixe sempre à mostra a relação de produtos vendidos no seu e-commerce, inclusive no fechamento da compra. 

Na etapa de finalização, sugira ao cliente produtos complementares à compra para colocar no carrinho.

Ao aplicar a fórmula do cálculo do ticket médio, a tendência é que o seu e-commerce comece a faturar mais com o aumento no número de vendas. E com as duas dicas acima, você pagará muito menos para enviar as mercadorias para seus clientes. 

Já pensou em enviar seus produtos para o exterior? Confira como funciona o frete internacional aqui.