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Como aumentar as vendas no e-commerce: 3 coisas que você faz errado no marketing

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Aumentar as vendas é o maior desejo de quem tem um e-commerce. Mas esse sucesso depende de uma combinação de fatores, como o planejamento e o marketing digital, por exemplo. 

Realizar um bom planejamento e dar uma atenção especial para alguns pontos importantes, que por diversas vezes são deixados de lado, é fundamental.

De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), 60% das lojas virtuais fecham antes de completar seu primeiro ano. A maioria por falhas que poderiam ser evitadas tanto na gestão quanto no marketing digital.

Mas afinal, quais são esses erros? Calma, nós vamos te explicar: 

Principais erros que impedem o aumento das vendas no e-commerce

1. Desconhecer o público-alvo

Não saber exatamente quem é o seu público-alvo está entre os principais erros de quem tem uma loja virtual

Sem esse dado não adianta investir em iniciativas de marketing, já que elas vão impactar pessoas que não têm o perfil do comprador do seu e-commerce.

Para não correr riscos, realize um estudo para identificar as pessoas que terão interesse em seus produtos. 

Uma boa maneira de atingir o público certo é através das buyer personas, representações de clientes ideais baseadas em informações de clientes reais e já fiéis à sua loja. 

Nelas, reunimos um conjunto de informações que podem ser usadas por diversos departamentos e que vão colaborar para a tomada de decisões e investimentos inteligentes no e-commerce.

Tendo um público-alvo bem definido, as promoções, ações de publicidade e demais estratégias para alcançar mais clientes serão muito mais assertivas.

2. Não ter um site responsivo

Não basta apenas ter um site com fotos bonitas dos seus produtos. E não tê-lo também é um grande erro cometido pelos lojistas. 

Para poder aumentar suas vendas no e-commerce, é preciso que o seu site seja responsivo. Tá, mas o que é isso?

Um site responsivo tem o layout adaptado para celular e tablet, além do computador. Se o seu e-commerce não se ajusta às diferentes telas, é muito provável que esteja perdendo vendas.

Além disso, o site precisa ser encontrado com facilidade nos resultados de buscas do Google. E para alcançar esse bom rankeamento, também é necessário investir em estratégias de SEO, que vão ajudar os clientes a chegar até o seu e-commerce por meio das palavras-chave certas. 

Então capriche bastante no descritivo dos seus produtos e na nomeação das fotos.

3. Ofertar poucos métodos de pagamento e frete

Em terceiro lugar, entre os erros que mais atrapalham a conversão no e-commerce, está a pouca variedade de métodos de pagamentos. Quando isso acontece, as chances de os clientes abandonarem os carrinhos são gigantes.

De acordo com dados apontados pelo infográfico divulgado pela Column Five Media, 56% dos entrevistados disseram que a variedade nas opções de pagamento é fundamental no momento do checkout.

Portanto, quanto mais opções de pagamento você disponibilizar, maior será a probabilidade de aumentar as vendas no seu e-commerce.

Você pode fazer isso da seguinte maneira: 

  • Além do débito, aceite a opção crédito também;
  • Diversifique o número de bandeiras aceitas;
  • Aumente o número de parcelas para o cartão de crédito;
  • Ofereça a opção de pagamento por boleto bancário;
  • Aceite Pix. 

O mesmo vale para o frete, outro fator decisivo na jornada de compra, mas este para ambos os lados, tanto do consumidor quanto do vendedor. 

De um lado, empreendedores que precisam criar estratégias para garantir a sustentabilidade do transporte sem que isso afete a sua lucratividade. De outro, os clientes, que muitas vezes usam o frete como critério avaliativo para efetivar ou não a compra.

Cada cliente tem seus critérios. O recomendado é abranger o máximo de escolhas possíveis e que sejam viáveis para ambos os lados.

Na GoFretes, plataforma de cotação de fretes online, você encontra as melhores opções de envio para os seus produtos, proporcionando agilidade na entrega e uma economia de 30% em seus envios. Vale muito a pena conferir!

Agora que você já sabe quais são os principais erros que prejudicam as vendas de um e-commerce, analise bem o seu negócio, faça um bom planejamento de marketing digital e procure sempre melhorias que garantam excelência em resultados. 

Invista no seu e-commerce! Boa sorte e boas vendas!