Como calcular frete online?
Você sabe calcular frete para a sua loja? Esta é uma das principais dúvidas dos empreendedores, principalmente aqueles que trabalham com e-commerce. E essa preocupação tem todos os motivos para existir. Isso porque o valor da entrega tem forte influência na decisão final do cliente em comprar ou não um determinado produto.
De acordo com a pesquisa E-commerce Trends, o valor do frete é responsável por mais de 80% dos carrinhos abandonados. Portanto, nada mais justo do que aprender a calculá-lo corretamente para que ele seja atrativo ao consumidor e, ao mesmo tempo, lucrativo para você.
Mas, para conseguir isso, não basta apenas combinar pesos, medidas e distâncias. Para calcular frete é preciso entender mais a fundo como funciona essa conta que vai envolver toda a sua loja. Além disso, é essencial conhecer as principais alternativas disponíveis no mercado. Então confira todas essas informações a seguir:
O que deve ser levado em conta para calcular frete?
Em primeiro lugar, você deve conhecer os principais fatores que se cruzam e determinam o valor a ser pago na hora do frete. São eles:
Distância: está relacionada à distância do ponto de coleta ao destino final da entrega.
Cubagem: é o resultado do comprimento do pacote x largura x altura multiplicado por 300.
Valor da nota fiscal: se a transportadora tiver seguro de carga, o valor do seguro é calculado de acordo com o valor da NF.
Peso: quanto mais pesada for a mercadoria, maior será o consumo de combustível, resultando em adições no frete.
Taxas: cada tipo de entrega pode gerar diferentes taxas extras na hora de calcular frete, como: taxas de devolução ou reentrega, dificuldade na entrega, gerenciamento de riscos, restrição ao trânsito, entre outras.
Quais a diferença entre frete CIF, FOB e frete por conta de terceiro
Frete CIF
CIF, que em português significa “custo, seguro e frete”, é um termo comercial que significa que o vendedor deve pagar os custos necessários para transportar mercadorias para um destino final. Neste caso o vendedor precisa negociar o custo do frete com cada transportadora.
Frete FOB
Nos contratos FOB, que significa “livre a bordo”, é o comprador que assume os custos do transporte da mercadoria.
Neste caso, o frete geralmente sai mais caro, pois geralmente o comprador não possui tabela negociada com uma transportadora.
Frete por conta de terceiro.
Neste tipo de frete você pode usar uma intermediadora de fretes, que tenha uma tabela de frete com ótimos preços com as transportadoras. E ela realiza todo o processo logístico, acompanhando desde a coleta até a entrega no destino final.
Diferença entre carga fechada e carga fracionada para calcular frete
Entenda a diferença entre carga fechada e fracionada, que impactam na hora de calcular frete.
Calcular frete: carga fechada
Também conhecida como “lotação”, é o envio feito em grande volume, ocupando a capacidade total do veículo e que sai da origem direto para o destino final.
Carga fracionada
Já a carga fracionada trata do envio de pequenos volumes, muito comum em casos de e-commerce. Sendo assim, esse modelo é capaz de reunir diversos tipos de mercadorias em um único meio, o que otimiza custos com transporte e os clientes recebem no prazo combinado.
Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este sobre calcular frete.