GoFretes Blog

Dicas de como embalar mercadoria e evitar danos

embalar mercadoria

Embalar mercadoria da forma correta é parte fundamental de um processo logístico de quem trabalha com diferentes tipos de produto. Afinal, o item deve chegar ao cliente sem avarias ocasionadas durante a entrega feita pela transportadora.

Caso contrário, a sua empresa corre o risco de ter o pedido cancelado ao passar uma experiência negativa ao consumidor. Além de todo o transtorno ocasionado por um problema como esse.

O processo de embalar mercadoria começa pela escolha de uma embalagem feita com material de qualidade e que seja capaz de atender às necessidades do produto: altura, largura e peso.

Nesse artigo, você vai conhecer 5 dicas de embalo e como fazê-lo corretamente para conquistar a satisfação dos seus clientes.

Como embalar objetos frágeis?

Você deve embalar mercadoria frágil sempre com plástico bolha ou jornal. Depois, coloque-a em uma caixa de papelão. Se necessário, use uma embalagem mais resistente.

Lembre-se também de colocar jornal ou isopor em volta dos objetos frágeis para que não haja espaços vazios na caixa. Isso evita que eles se movam e sofram danos durante o transporte. Por fim, sinalize a embalagem como sendo uma carga frágil.

Objetos que não podem amassar

Para que produtos flácidos não sejam amassados durante o trajeto, enrole-os em folhas de papel com alta gramatura e use fita adesiva para fechar o embrulho.

Em seguida, coloque a mercadoria dentro de uma caixa de papelão com dimensões apropriadas para o transporte.

Itens pontiagudos ou cortantes

Para embalar mercadoria com pontas ou objetos cortantes, você deve embrulhar a parte pontiaguda do objeto com plástico bolha, jornal ou papel.

Para reforçar, coloque o produto dentro de uma caixa de papelão resistente. Dessa forma, você evita danos ao produto e diminui o risco de acidentes.

Como embalar mercadoria redonda ou cilíndrica?

Escolha caixas quadradas ou retangulares para embalar mercadorias redondas ou cilíndricas. Se desejar, use ainda dois tipos de embalagem: uma interna, no formato da carga, e uma externa, de acordo com o que é usado pelas empresas de transportes.

Como embalar mercadoria líquida ou em grãos?

Para embalar produtos líquidos ou em grãos, use um recipiente lacrado ou hermético, que é formado por uma camada de borracha que bloqueia totalmente a entrada de ar.

Depois, envolva-o em camadas de filme plástico e fita adesiva para vedar bem a mercadoria. Por fim, preencha os espaços vazios da caixa para que os produtos não se movam.

Leia também: Como calcular frete online?

Como proceder com os itens especiais?

Existem ainda produtos que simplesmente são impossíveis de receberem embalagens, é o caso de veículos e equipamentos de grande porte.

Nesse caso, há empresas especializadas nesse tipo de transporte, que poderão orientá-lo a respeito.

Treine seus colaboradores para embalar mercadoria

Caso você tenha funcionários, é importante treiná-los para embalar mercadoria. Passe para eles a importância da escolha correta da embalagem para armazenar e movimentar a mercadoria. Além dos procedimentos posteriores até o envio dos produtos em segurança para o destino final.

As informações na embalagem são essenciais para garantir que ela chegue ao seu cliente em perfeito estado: nessas horas é valido pecar pelo excesso. Um pequeno exemplo: uma empresa de bicicletas na Holanda estava sofrendo com problemas no transporte e utilizou a seguinte tática:

Eles colocaram desenhos de televisões nas caixas, mas na verdade tinham bicicletas, sinalizando que o produto era frágil. Sendo assim, no transporte, o cuidado era redobrado por acharem que era uma TV, obtendo uma preocupação maior por parte dos entregadores!

Com pequenas ações como esta, os seus produtos podem ficar muito mais protegidos.