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Logística para e-commerce: 8 estratégias que merecem a sua atenção

Logística para e-commerce

Definitivamente as vendas online caíram no gosto dos brasileiros. E para funcionar, é importante ter uma logística para e-commerce bem definida para atender essa demanda. Afinal, o ano é cheio de datas importantes para o comércio, como black friday e natal.

De acordo com um estudo divulgado pela Mastercard, o comércio eletrônico no Brasil cresceu 75% em 2020. A modalidade e-commerce chegou a representar 11% das vendas do varejo.

E uma venda bem-sucedida é resultado de uma boa experiência do consumidor, desde o primeiro acesso ao seu site até a entrega do produto. Esse processo engloba promoções, prazo de entrega mais rápido, opções de preço e de frete, segurança no transporte da mercadoria e qualidade do serviço prestado.

Para que você não perca vendas para a concorrência, é necessário continuar encantando seus clientes. Para isso, separamos 5 dicas que ajudarão você com serviços de logística de e-commerce de forma eficiente e uma experiência de entrega positiva para seus clientes. 

8 estratégias de logística para e-commerce

1. Ofereça envio grátis

Oferecer frete grátis para seus clientes, é uma ótima jogada. Afinal, ele pode desempatar a disputa entre a sua loja online e a da concorrência. No entanto, se você não puder oferecer frete grátis, use ofertas promocionais para atrair clientes. 

2. Forneça detalhes do envio

A maioria dos clientes, escolhem sistemas de preços de logística para e-commerce, transparentes. Além disso, desejam ver a data de entrega estimada e os custos de envio no início do processo de pagamento. O fornecimento de detalhes aumenta a confiança na marca.

Leia mais: Principais desafios de como montar um e-commerce

3. Diversifique as opções de pagamento

Oferte mais de uma opção de pagamento durante o processo de compra. Isso inclui cartão de crédito, boleto ou integração com portais de pagamento online. Quanto mais opções você oferecer, maiores serão as oportunidades de conquistar clientes.

4. Capriche na embalagem

É um diferencial que pode garantir que a mercadoria chegue em boas condições ao destino. Por outro lado, pode impactar no custo final da operação e nos processos de logística. Portanto, opte por uma embalagem que tenha um peso menor, mas que seja segura. Além disso, verifique quais são as características da embalagem que favorecem o transporte.

5. Tenha senso de urgência

Caso o cliente deseje o produto com urgência, priorize essa demanda e verifique com a empresa que faz a logística para e-commerce a possibilidade desse envio acontecer o mais rápido possível. Esse pode ser um diferencial competitivo para fidelizar os consumidores à loja.

6. Escolha parceiros de logística para e-commerce certos

Empresas de logística com sistemas de cotação de frete online e coleta no local reduzem o tempo necessário para processar cada pedido e aumentam a eficiência no envio. Além disso, vai sincronizar o pedido com o portal e gerar etiquetas de remessa. 

7. Compartilhe o rastreamento

Compartilhe em tempo real detalhes de rastreamento com o cliente para que ele saiba onde está a mercadoria em qualquer momento do dia. Além disso, envie um e-mail, SMS ou alerte por aplicativo quando o produto for enviado e chegar ao destino.

8. Tenha uma política de devolução transparente

Por fim, para ser eficiente com a logística para e-commerce, seja claro com o cliente em relação aos produtos que podem ser devolvidos ou não. Além disso, apresente os termos e condições da sua política de devolução e verifique se ele estava ciente.

Se for necessária documentação de devolução, seja específico e compartilhe os detalhes com o consumidor. Lembre-se que o processo de devolução deve ser fácil e amigável.

E agora, ficou mais fácil traçar os próximos passos do seu e-commerce? Deixe aqui nos comentários!