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Pix no e-commerce: você ainda está fora dessa?

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Aderir ao Pix no e-commerce é a estratégia que tornará o seu processo de vendas online muito mais prático, fácil e ágil. 

Por isso, apresentamos a você as principais vantagens dessa forma de pagamento e como implantá-la no seu comércio eletrônico para otimizar o funcionamento e as vendas online

Adesão ao PIX pelo e-commerce brasileiro 

Lançado pelo Banco Central, em novembro de 2020, o Pix trouxe mais dinâmica aos pagamentos e reduziu os custos transacionais, caindo nas graças dos brasileiros. 

Segundo o mais recente balanço realizado e divulgado em fevereiro pelo BC, há 408,6 milhões de chaves ativas no país relativas a 122 milhões de usuários, sendo 113,6 milhões de pessoas físicas e 8,4 milhões de pessoas jurídicas.

Uma pesquisa realizada pela consultoria de negócios Gmattos, focada em e-commerce e meios de pagamento, mostrou que o Pix já ultrapassou a modalidade de pagamento em débito. 

Agora, a meta é superar o boleto bancário. Será? Muito provável. Ainda conforme os dados apontados pela pesquisa, a quantidade de e-commerces que aceitam transações por Pix cresceu 8,5 pontos percentuais, indo de 55,9% para 64,4%.

Já dados do estudo da empresa estadunidense de tecnologia financeira FIS, mostram que a utilização do Pix como ferramenta para transferências bancárias no comércio eletrônico deve praticamente dobrar até 2025. 

Ainda de acordo com os estudiosos do mundo financeiro, nem com as recentes regras para aumentar a segurança do Pix implantadas pelo BC – como o limite de R$1 mil em transações noturnas, por exemplo -, devem abalar a atuação deste meio de pagamento.

Opções de integração do Pix no e-commerce: 

Você pode começar a disponibilizar o Pix como forma de pagamento em seu e-commerce das seguintes maneiras:

  • De forma manual, dentro do aplicativo
  • Por plugins específicos para o Pix
  • Por integração com gateway de pagamento

7 vantagens do Pix no e-commerce

Além das vantagens que você já conhece sobre o Pix, ele ainda proporciona:

1 – Maior facilidade para o cliente

Com o Pix, o cliente consegue pagar com muito mais agilidade e facilidade. Basta digitar o número do celular, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória criada automaticamente pelo usuário, sem precisar dos dados bancários. Isso proporciona mais segurança e conforto ao cliente que está comprando.

2 – Maior inclusão

Quem não possui cartão de débito ou crédito também poderá comprar no seu e-commerce, aumentando sua base de clientes e, consequentemente, a taxa de conversão.

3 – Menos taxas para o vendedor

Pagamentos via Pix geram uma economia de até 80% em taxas aos lojistas quando comparados aos custos com boleto ou cartão de crédito. Isso acontece pelo fato de a transferência ocorrer diretamente da conta do cliente para a loja, sem a necessidade de intermediários. 

4 – Recebimento imediato

Diferente dos boletos, que levam alguns dias para compensar, e cartões, que podem levar mais de um mês, o lojista recebe automaticamente o valor da compra na conta cadastrada, independente do dia e horário. 

5 – Maior segurança

O Pix no e-commerce cumpre com todas as diretrizes do Banco Central. Portanto, assim como nos demais métodos de pagamento, as informações são protegidas por criptografia e autenticação, justamente para evitar fraudes e prejuízos. Assim, o consumidor se sentirá mais seguro e o vendedor terá menos responsabilidades.

6 – Redução da reserva de estoque

Nem sempre um boleto gerado é sinônimo de compra concluída. Enquanto o boleto estiver ativo, o lojista precisa fazer a reserva de estoque. Ao adotar o Pix no e-commerce isso deixa de ocorrer, pois o pagamento é instantâneo.

7 – Aumento da competitividade

O universo do e-commerce é competitivo. Qualquer estratégia que aumente a taxa de conversão e diminua os custos é sempre bem-vinda. Com o Pix isso não é diferente. Por ter baixo custo, alta disponibilidade e checkout rápido, maiores serão as chances da sua loja virtual aumentar o número de vendas e deixar a concorrência para trás.

Como implementar o Pix no e-commerce? 

De acordo com o Banco Central, as orientações para implantar o Pix em seu e-commerce são as seguintes: 

  • Defina qual será a instituição financeira que receberá os pagamentos. Lembre-se de pesquisar e comparar as tarifas e os serviços prestados. Existem serviços facultativos, como Pix Cobrança, Pix Saque e Pix Troco;
  • Decida o método de recebimento pelo Pix: pode ser Chave Pix (CNPJ, e-mail, telefone celular ou chave aleatória) ou por QR Code (estático ou dinâmico);
  • Caso use um sistema de automação, verifique a integração dos seus sistemas com o Pix. A integração, por meio da API Pix, vai facilitar a geração do QR Code e a conciliação do pagamento;
  • Prepare sua equipe: explique ao seu time como funciona o Pix e suas vantagens;
  • Informe seus clientes: inclua a marca Pix como meio de pagamento aceito no seu estabelecimento.

Ofereça o Pix junto a outras formas de pagamento em seu e-commerce e veja seu negócio focado em crescimento e vendendo mais com simplicidade.