Correio ou transportadora, qual compensa mais?
O valor do frete é o fator decisivo para a concretização de compras on-line, mas o que compensa mais? Enviar pelo correio ou transportadora? Podemos afirmar que ofertar apenas uma opção de frete não é uma boa estratégia para lojas virtuais e marketplaces.
Prazos de entrega e qualidade do serviço são pontos que pesam na hora de fazer essa escolha. Por isso, vamos te ajudar com alguns pontos que podem nortear a sua decisão.
Pense na disponibilidade do serviço
Quando uma pessoa realiza uma compra on-line tem toda a expectativa da chegada desse produto, por correio ou transportadora. Se a sua loja apenas disponibiliza o envio por correio é preciso ter a consciência de que há disponibilidade do serviço pode ser instável, uma vez que se trata de uma empresa pública que está suscetível a greve de colaboradores.
Por consequência, isso causará no comprador um certo desconforto por não receber a compra no prazo estipulado. Logo, ele evitará a fazer compra em loja que só oferecem apenas uma opção de entrega.
Agora, quando se trata de transportadoras você tem a disposição total da prestação de serviços. Otimizando assim, a qualidade e tempo de entrega.
Correio ou transportadora: Prazo de entrega
Quantas reclamações de entrega fora do prazo você recebe aí no seu e-commerce? Com a necessidade crescente do consumidor em receber os seus pedidos mais rápidos, o prazo de entrega não cumprido pode gerar avaliações negativas para o seu negócio.
Na entrega pelo correio ou transportadora o prazo é sempre um ponto de atenção. Mas o que acontece muitas vezes no correio é a oferta de um prazo maior para entrega com frete mais barato, porém, acontece de o cliente não ter disponível todo esse tempo para esperar a encomenda chegar.
Uma solução para esse ponto é contar com várias transportadoras para que o comprador tem mais de opção de escolha na hora de finalizar a compra dentro do carrinho. Assim, é possível receber a compra em menos tempo e com valor abaixo do que é ofertado pelo correio.
Leia também: Envio de encomendas: Como escolher a transportadora certa?
A distância também é um fator importante
Se você deseja expandir as suas vendas a um nível nacional, pensará logo de pronto nos correios, pois eles entregam em todo o país. Porém, dependendo da região e até mesmo os riscos que ela oferece para entrega, o valor do frete pode pesar e muito no bolso do consumidor. Além disso, muitas vezes o cliente é chamado para retirar a encomenda na agência do correio.
São pontos como esses que levam muitos donos de comércio eletrônico a renunciarem à realização da expansão nacional.
Mas, esse problema pode se resolver com a contratação de transportadoras atuantes em cada uma das regiões e que sabe sobre o necessário para realizar a entrega em determinada localização. Desta maneira, o cliente receberá o pedido na porta de casa com toda a tranquilidade se segurança.
Essa mudança entre o correio ou transportadora pode chegar a garantir uma economia de até 30% no valor do frete, o tornando mais um atrativo para a finalização da compra.
Sempre ofereça mais de uma opção
Deu para enxergar os pontos positivos e negativos do envio pelo correio ou transportadora. Para que o seu cliente não encontre uma opção engessada de frete é necessário oferecer a ele mais de uma opção.
Você dará uma maior possibilidade de o consumidor encontrar o frete e prazo que mais lhe agrada. Também reduzirá o número de abandono de carrinho, que é normalmente ocasionado pelo valor da entrega.