Frete internacional: Como enviar mercadoria para o exterior?
Com o crescimento das vendas pela internet, o envio de mercadorias para o exterior tem se tornado uma prática cada vez mais comum e o frete internacional é peça fundamental para essa engrenagem funcionar.
Esse modelo de vendas é conhecido como e-commerce cross border. O termo é utilizado para transações online de compra e venda internacional.
Nesse formato de negócio, o prazo para envio e os preços podem variar de acordo com a empresa escolhida para o transporte e do país de destino. Portanto, é importante consultar antes todas as opções disponíveis para avaliar o melhor custo-benefício para o envio.
Como enviar mercadoria para outros países
Transportadoras sérias possuem sites que permitem incluir informações para o envio, como CEP de origem e destino, peso e dimensões do pacote (largura e altura). Em questão de segundos você terá o valor do frete e poderá solicitar a coleta do produto no local de origem.
Para quem não tem experiência com frete internacional, o ideal é escolher países próximos. Assim, será possível gerenciar as taxas e os prazos de entrega com mais facilidade. Além disso, terá informações preciosas para o planejamento de uma nova operação internacional.
É extremamente importante também conhecer as leis e regulamentações que regem os países de destino dos seus produtos. Caso contrário, eles serão barrados e você terá um cliente insatisfeito.
Outro detalhe que faz toda diferença é escolher bem a empresa que irá transportar os produtos. É preciso considerar: custo do frete internacional, opções de entrega e rastreamento, e seguro. Afinal, ninguém quer dores de cabeça em casos de sinistro ou acidente.
Quais documentos são necessários?
- Nota fiscal – Em casos de Pessoa Jurídica – Venda de mercadoria, amostra, natureza de outra operação.
- Declaração de isenção de Nota Fiscal (Disponibilizado pela GoFretes) – Em casos de Pessoa Física
- Fatura comercial;
- Endereço e dados do destinatário;
- Formulário de postagem AWB.
O AWB é emitido por uma companhia aérea ou por um agente de cargas internacionais para transporte de mercadorias. Isto é, acompanhando a mercadoria desde a postagem até o país de destino. Esse documento visa prestar esclarecimentos à alfândega nacional e internacional e aos empregados postais.
Nele há informações sobre remetente, destinatário, tipo de remessa, orientações sobre o tratamento comercial (registro no Siscomex, seguro e forma de pagamento), modalidade de envio, por exemplo.
Leia também: Como reduzir o custo do frete?
Exportação como pessoa física
Basta preencher uma declaração de conteúdo, permitindo a exportação como pessoa física. Algumas mercadorias podem exigir documentos adicionais, que podem variar de acordo com cada transportadora.
Por isso, é importante consultar a empresa contratada para realizar o cálculo de frete internacional e o transporte.
Exportação como pessoa jurídica
Para isso, é necessário a apresentação da nota fiscal do produto e, para alguns produtos específicos, será necessário apresentar documentos adicionais alfandegários.
Antes de calcular frete internacional, que tipo de envio é proibido pelos Correios?
De modo geral, não podem ser exportadas mercadorias que coloquem em risco a segurança do transporte ou sejam ilícitas. Cada país tem suas próprias restrições. Para te ajudar, separamos as principais. A lista completa você confere no site dos Correios.
- Qualquer produto composto de amianto (asbesto);
- Animais (independente do estado);
- Antiguidades e obras de arte- São permitidos quando o destinatário faz uma autorização junto ao Iphan, comprovando que os produtos não são patrimônio histórico.
- Armas de fogo, partes ou munições;
- Bebidas alcoólicas -São permitidas desde que o remetente seja um PF Fabricante ou distribuidor e o destinatário tenha uma licença para receber esses produtos.
- Dinheiro;
- Fumo, tabaco e produtos de tabacaria;
- Marfim;
- Materiais biológicos;
- Materiais combustíveis ou perigosos;
- Produtos químicos
- Drogas ilícitas;
- Itens e objetos relacionados a jogos de azar (caça-níqueis, roletas etc.);
- Partes humanas, incluindo cinzas de falecidos;
- Pedras preciosas, semipreciosas e joias;
- Produtos piratas ou falsificados;
- Vegetais da flora silvestre;
- Álcool etílico com teor superior a 80%.
Por fim, ao conhecer todas as normativas, é possível evitar que você tenha dores de cabeça, com cancelamento de envio, problemas na entrega, no frete internacional ou até mais sérios com a empresa e com o cliente que aguarda o envio de encomendas.